segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Banca dos Formandos FASM 2010

Estive presente no primeiro dia da banca dos formandos da Fasm.
 e veja os Trabalhos de conclusão:


Paula Fávaro:
paula_favaro@yahoo.com.br

Conhecida por suas sandálias que já deu o que falar... e chegou a virar modinha até numa Faculdade de moda.
alem de acessórios como suas mochilas e bolsas 
Sua Coleção inspirada em Tróia - A guerra da Beleza 




Tássia Gazola
tassia_baes@hotmail.com

aqui vai um texto que ela me escreveu para descrever seu trabalho:

A identidade do meu trabalho sempre esteve na manipulação dos meus materiais, nos meus projetos de moda eu começo primeiramente com as escolhas dos materiais, o que sempre me atrai visualmente á a textura, a cor, estampas e principalmente trabalhos manuais.  A minha paixão por tricô e ate outros trabalhos manuais é justamente pela trama e a textura que ele me proporciona.

 Minha investigação com tricô começou no segundo ano da faculdade, onde eu comecei a entender, a pensar em tricô, e o que interfere na hora de construir uma peça é a espessura  do fio e os diferentes pontos, diferentemente  de tecidos planos ou industriais a construção do tricô é  pensada na forma pronta e no aquilo pode se transformado , sobrepostos,  trançados, repetido enfim vejo muitas possibilidades de formas e segmentos. Como uma grande inspiração tenho a design de moda Sandra Backlund.

O primeiro trabalho que fiz inteiramente com tricô foi fashion noivas na Faculdade Santa Marcelina em dupla com a Francilyn tomas, o tema era “Azul sem vida”, onde fazíamos um apelo ao aquecimento global e falávamos do derretimento da calotas polares, então escolhemos fios de lã para dar aquela idéia de flocos de neve.


Para matéria de estilo no terceiro ano da faculdade desenvolvi uma coleção inteira de tricô onde meu objetivo nessa coleção foi testar algumas possibilidades de forma e  moulagem do tricô então foi escolhido apenas um tipo de fio que foi o fio de tapeçaria em tons terrosos esse projeto foi inspirado nos “formigueiros” essas estruturas que as formigas montam com tuneis, acessos e ate entrelaçamentos submerso a terra.

 A partir dos primeiros testes surge meu projeto final da faculdade meu tg onde segui com minha vontade de tricô porem com uma nova investigação de como interferir na trama com outros matérias, criando maquetaria de tricô. O tema é “ Dzi Croquettes” um  grupo de teatro brasileiro dos anos 70  composto por 13 homens que se vestiam de mulher onde o principal tema abordado nos espetáculos era androgenia , quebrando tabus, preconceitos e criando uma revolução sexual. O Sucesso do grupo foi tão grande na época e se tornou um movimento, onde as pessoas se vestiam, agiam e falavam Dzi o “movimento purpurina”.  utilizei para meu trabalho esse movimento transformando a antimoda “Dzi” para uma moda Vanguarda inspirada nos espetáculos andróginos, nos figurinos feitos por eles próprios com materias alternativos, manuais, aplicações, brilhos, rendas e desgaste, a maquiagem exagerada, e a borboleta que é o símbolo do grupo. O tema Dzi Croquettes me chamou a atenção pela imagem forte que eles me passaram como imagem de moda, o esquecimento de um grupo que revolucionou o teatro brasileiro e a possibilidades do artesanal, trabalhos manuais e maquetes têxtil.







Juliana Mendes
julymendes.anjos@hotmail.com
 "Dança das Máquinas" 

Um resgate do surgimento de máquinas importantes a
humanidade, enfatizando a estética e a genialidade de
Leonardo da Vinci com seus estudos detalhados, que vieram a
ter uma concretização mundialmente conhecida quase 300 anos
depois com a força da Revolução Industrial.

O tema trata do início, do principal surgimento de estudos
elaborados sobre máquinas e da concretização mais real
desse sonho louco de Leonardo Da Vinci, com a revolução
industrial.

Essas duas fases do surgimento das máquinas são base
para a criação de uma coleção feminina de acessórios e
roupas, enfatizando a rigidez das máquinas e os mecanismos
que as constroem, contrapondo com sua agilidade e
funcionalidade. A coleção vem com desejo de movimento
e volumes estruturados, traduzidos nas matérias, com o
contraste do rígido latão e couro X leveza e movimento. Um
misto de modernidade, elegância e força.

Articulações de latão e maquetes têxteis se misturam aos
tecidos oferecendo sucintos movimentos e modificações
de uma forma inicial, que serão o foco/ diferencial da
coleção.

Uma atmosfera prática, com um conceito novo de consumo,
tendo a funcionalidade aliada ao design e a uma atitude
vanguardista.


Veléria Meira




Plínio Jun:


Um comentário:

  1. Olá Marie e Yumi!Parabéns pelo blog!
    Estou aqui para dar um recadinho para todos os blogueiros e blogueiras de plantão:

    Está rolando um concurso INCRÍVEL no http://www.bymk.com.br !
    Você cria looks no site que demonstrem o seu estilo e concorre a até RS300,00 pra gastar no clube de compras http://www.privalia.com.br! Não é o máximo?
    No blog do byMK tem tudo explicadinho: http://blog.bymk.com.br/
    E lá vai o link do concurso também:
    http://www.bymk.com.br/Contests/2010/Privalia/
    Ajudando a divulgá-lo, seu blog vai aparecer como colaborador no Blog do byMK! Faça posts e avise todas as amigas!

    Boa sorte no concurso!
    E até mais!
    Beijoss =*

    ResponderExcluir

Muito Obrigada pelo seu comentário!