quarta-feira, 24 de março de 2010

O japão na moda - José Luis de Andrade, Astrid Façanha e Carol Garcia

José Luis de Andrade - “Metáforas: a desconstrução sob olhares japoneses”



O paletrante José Luis de Andrade , professor do Senac, fala sobre metáforas como meio de transporte, possibilidade, transferência e deslocamento e a descontrução sob os olhares japoneses esta presentes nas diferentes possibilidadesde desconstrução presentes nos trabalhos dos mais famosos nomes como Yohji, Rei Kawakubo conheçida como "dama do vestido desconstruído"  e Issey Miyake.

O professor conta como Rei kawakubo revoluciona a decada de 80 com suas peças descontruidas que procuram novas formas, modificações da peças dos seus devidos lugares "camisa não é mais camisa e vestido não é mais vestido" e novos tipos de acabamentos colocando o que esta dentro para fora como as costuras, os interlocks, tricots com buracos onde Rei vai na tecelagem e retira algumas agulhas propositalmente do tear para obter resultados diferentes. A partir disso surge novos movimentos e tribos como os punks e grunges que revolucionam a época que era basicamnete formada pela Alta costura


Ele também cita outros estilistas que marcaram história e fazem o uso da descontrução como Martin Maringiela

John Galliano - Moulage nos acessórios

Fala do livro espetacular que traz passo a passo como fazer algumas peças tridimensionais em modelagem plana desenvolvido pelos alunos da Esmod do Japão, o Livro se chama Pattern Magic
Há um site que vende e entrega no Brasil, mas eu esqueci e mais tarde posto :D


Ele tambem responde em uma das perguntas que as nem todas as formas foram descobertas, há muitas causas ecologicas para explorar e que há muita o que repensar nas formas já existentes, se ela é pratica e condiz com o cotidiano do consumidor, assim critica o abotoamento frontal e diz que é uma perda de tempo, Taí uma boa coisa para explorar né ?

Astrid Façanha - “O Japonismo a partir das novas gerações de estilistas”


"O japonismo ficou conheçido como divisor da velha guarda afirma" Astrid, e assim começa a sua palestra que visa falar de como o japão vem apoiando a nova geração e como é a estrutura deles para tal.
No Brasil temos a ABIT e a ABEST, apoio forte da mídia, faculdades de moda e do Jornalismo.


No Japão Há duas grandes estruturas que apóiam a nova geração: Issey MIyake inc. e Bunka Fashion College. Eles visam a internacionalização dos estilistas pensando no seu reconhecimento e obra para povos de todos os países.

Nobuyuki Ota é Presidente do Issey Miyake e em 2008 Astrid o entrevistou na SPFW que era ano do centenário do Japão contando com várias influencias e presenças nipônicas, assim ela traçou um perfil da empresa e passou para nos na Palestra.



• Em 1973 – Issey migra para Paris e é lá que começa sua internacionalização e Legitimação do seu trabalho;

• 1994 – Passa a se dedicar a pesquisas de novas tecnologias e a promover a nova geração de estilistas

• Vira Mentor de Novos Estilistas

• Continua Supervisando as coleções : Fête ( vestidos de festa para se divertir sem glamour ) , Pleats Please ( Linha de Jersey de Poliéster lançada em 93), Haat ( roupas femininas com forma tecidos orgânicos desenvolvida pela Tecnóloga Têxtil Makiko Minagowa que vêem o acopanhando desde o início de sua carreira )

• Mistura diferentes tipos de tecidos, tingimentos e lavagens ( questão sustentável )



Outras linhas do estilista :

Me ou Cauliflower : começou com T-shirts vendidas em cápsulas plásticas


 • Apooc - A piece of dorth – conceito da peça única – customização- a peça veem com um tubo único e pedaço de pano com marcações, no qual voce pode optar por cortar ou não. è um conceito dadaístico, pois isso eleva o poder do qual todos podemos ser estilistas.



Para tal efeito Issey Miyake fez uma perceria com uma fábrica de brinquedos.

Entrem no site do Issey : http://www.isseymiyake.co.jp/

A Loja A.NET é uma rede guarda-chuva, no qual abriga os novos nomes do Japão ajudando a divulgar seus nomes.


A ELTTOB TEP que é pet bottle ao contrário vende as marcas de estilistas jovens

Ela também fala dos estilistas que sucederam ao issey:

Naoki Takizawa

Assistente de Issey por 15 anos, assume a direção criativa Fem e Masc em 94 e em 2000 lança sua primeira coleção que leva seu nome como estilista da marca.

Em 2007 ele lança sua marca própria incentivada pelo grupo de Issey e é substituído por Daí Fujiwara.

Dai Fujiwara

Formado em Design Têxtil entra em 1998 na equipe da marca.

Atual Estilista.

Já esteve no Brasil para pesquisa de uma coleção inspirada na Floresta Amazônica para a coleção de Primavera/verão de 2009.

E como diz o tema ela citou estilistas novos do Japão :

Tsumori Chisato
Akira Onozuka
Keita Maruyama

e a principal revista do Japão : So-en



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada pelo seu comentário!