segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Estamparia

Estamparia

A estamparia têxtil é a introdução de cor e desenhos nos substratos têxteis e tem como objectivo conferir um tipo de “tingimento” localizado de umaou várias cores. Enquanto por tingimento obtêm-se em princípio uma coloração uniforme, a estamparia obtêm-se desenhos.
Embora a estamparia possa ser considerada um tipo de tingimento, sua operação é bem distinta, com técnicas e materiais bem diferentes.

Estampar é uma das técnicas têxteis mais exigentes, a obtenção de desenhos coloridos nos tecidos já é datada antes de Cristo. Heródoto, historiador grego, dizia que "eram apanhadas umas folhas de árvores que eram esmagadas e mexidas na agua, dando uma tinta que servia para pintar as roupas com figuras".

Por outro lado, na Índia e outros países orientais era utilizada a técnica do batique (reserva mecânica à base de cera de abelha). A estamparia começou a ter grande incremento na Europa no século XVIII. Os nomes de Von Schule, Oberkampf, Koechlin, entre outros, ficaram na história pelo seu contributo à industrialização da estamparia. Era então utilizada a técnica de gravura em alto-relevo, inicialmente em plano e depois em rolos. A Perrotine, maquina surgida em 1834 representa uma mecanização deste processo. Por outro lado, desenvolveu-se no Japão a estamparia ao quadro, introduzida na Europa em Lyon em 1850, e como tal designada por estamparia a lionesa. Este processo foi posteriormente adaptado para funcionamento em contínuo, como veremos adiante. Surgiu já na segunda metade do século XX a chamada estamparia por transferência, na qual o desenho é transferido de um papel para o tecido.
A inovação mais recente é a estamparia por jacto de tinta ou estamparia digital, processo que se encontra em franca expansão.
Normalmente, os motivos estampados repetem-se regularmente em intervalos regulares. O espaçamento dos motivos é o chamado "rapport". Enquanto que na impressão do papel é facilmente possível obter uma gama de cores quase infinita por tri- ou tetracromia, na estamparia de tecidos não é normalmente possível utilizar esta técnica, devido à contextura e movimentação do tecido na maquina de estampar. Assim, é normalmente necessário estampar separadamente cada cor, o que reduz na prática o número de cores que constituem o motivo - normalmente de 1 a 6. Em artigos de luxo esse número pode ir até 20. A estamparia digital não tem esta limitação.


Tutorial de Silk Screen




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada pelo seu comentário!