segunda-feira, 6 de setembro de 2010

I Feira Têxtil FASM

Os alunos do segundo ano junto com a professora de Tecnologia Têxtil Taís Remunhão estarão promovendo a I Feira Têxtil da Faculdade Santa Marcelina que será dividido em 4 setores - Beneficiamentos, Aviamentos, Tecido Plano e Malharia.

O evento acontecerá nos dias 6 e 7 de Outubro na Faculdade e contará com Palestras e Workshops


Darei aqui uma breve explicação de cada setor:



Beneficiamentos

Definição:
Os beneficiamentos são os processos de acabamento da confecção de peças de roupas, como a lavagem do jeans, a estamparia, a dublagem de tecido, o tingimento, a passadoria e as costuras finais.

Tipos de Lavagens de Jeans:

STONE WASHED: acabamento obtido em peças já costuradas e tingidas ou estampadas, através da lavagem industrial das peças com pedras ou enzimas. Resulta em artigos com aspecto usado.

ESTONAGEM: processo de lavagem do artigo em tambores que levam junto as pedras de argila chamadas sinasitas. Durante a lavagem, as pedras entram em atrito com o artigo deixando-o com um aspecto batido, mais usado. Surge também o aspecto um pouco desbotado e amaciado.
DESTROYED: lavagem parecida com a estonagem, porém utiliza mais enzimas que corroem a fibra levemente, deixando um aspecto destruído, justificando assim a palavra destroyed, que no inglês significa destruído.

DÉLAVÉ: lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejante químico, deixando o tecido com um visual mais macio que o simples estonado.

DESGASTE LOCALIZADO: são acabamentos feitos peça a peça, com difícil reprodutibilidade entre as peças e efeitos diversos. Existem vários efeitos que se pode obter:

USED - uso de pistola para clarear uma parte determinada.

LIXADO - processo manual de abrasão com lixa na peça bruta para desgastar o tecido em local específico.

DETONADO - efeito com uso de esmeril dando picotes na peça antes de lavar, revelando, depois de lavado, marcas localizadas.

BIGODE - efeito imitando as marcações de tanque, feitas manualmente com uso de gabaritos e lixadas com retífica manual.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito Obrigada pelo seu comentário!