terça-feira, 23 de março de 2010

Japão na Moda - Palestras Jum Nakao e Walter Rodrigues

Esta rolando a semana de palestras da fundação do Japão de São Paulo com a presença de nomes como Jum Nakao, Walter Rodrigues, Erika Ikezili e João Braga.
Eu fui nas palestras de hoje e como o espaço não apresentava grandes dimensões para os vários interessados farei uma resenha do que foi falado.


Jum Nakao - Vida e Obra


Nesta palestra, o estilista mostra os passos de sua carreira e alguns trabalhos realizados recentemente apos o fechamento de sua marca.
No momento Jum assina os figurinos bem geométricos de "Os Duplos", espetáculo que a São Paulo Companhia de Dança estreia neste mês durante o Festival de Curitiba. Ele ultiliza os principios de descontrução; onde cada molde tem na sua composição no minino 200 peças, um mega quebra cabeça. 


Ele tambem mostra um vídeo do seu desfile mais emblemático onde seu nome é relacionado ao desfile de papel.



Nakao Acorda todo dia achando que pode mudar o mundo, e apos o seu desfile de papel que rompe paradigmas e reflete se é com a moda que ele fará a mudança. Assim chega a conclusão de que a sua profissão não é a ferramenta mais eficiente para o tal fato e decide contribuir com a formação de pessoas. "Não tem como falar de poesia com analfabetos" diz ele. assim se dedica a dar aulas na Faap, workshops e cursos. Ensina as pessoas a perceber que a partir do corpo que desenhamos, é necessário o conhecimento da volumetria.
Ao citar Artigas ( um dos maiores arquitetos) diz que ele em sua primeira aula definia o desenho com a letra "Z" no sentido de sonhar e tambem poderia vir a ser vontade.
e J.N define "Desenhar é trazer tudo aquilo que esta na cabeça, basta ter a intenção de compartilhar com as pessoas seus sonhos, e consguir mais do que imaginar e sim visualizar o processo; desenhar o objeto como resultado."


Nestes ultimos anos O estilista passou a trabalhar como direção de arte de comerciais, minisséries, teatros e óperas.
Alguns de seus trabalhos :











Nesta exposição os observadores se sentem observados pelos ratos, com miniatura do museu e dos seus vestidos de papeis o estilista faz com que as pessoas observam os ratos e as roupas e ao mesmo tempo se sintam observadas pelos ratos como se eles fossem gigantes.





Se prestar bem atenção o Jum atua no comercial com um turista.




Walter Rodrigues - Déjà vu


O estilista que sofre grande influência do mundo oriental em suas criações, que ama o Japão e diz que se vira melhor em Osaka que em são Paulo ou Paris e muitas vezes é confundido com orientais pela sua postura e olhos levemente puxados mais sem nenhuma descendência, fala muito de Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto como fortes influências nos anos 80 ate os dias atuais.




Cita a Técnica do Shibori , técnica de tingimento parecido com o Tye-die só que muito mais refinada; fala sobre as questões da disciplina, tradição e modernidade dos nipônicos e como eles podem ser tão diferentes e se interagem tão bem.


A mistura entre seda e metais nas armaduras dos samurais 

E a riqueza de detalhes e diz que as pessoas mais interessantes são aquelas que olham as menores coisas.

Walter tambem dá dicas de livros como:
~. Arms and Armstrongs- History of Weapons
~. Japon- Werner Bishof
~. Kimono As Art : The Landscape of itchiku Kubota.
~. Mukashi Mukashi, o Japão de Pierre Loti - Feliche Beato
~. Geisha- A photographic History- 1872-1912 - Stanley B. Burns 

e filmes como o documentário de Win Wenders sobre Yohji Yamamoto- "idêntidade de nós mesmos"
 



2 comentários:

  1. que legaaal a do jum, tati!!! pena que eu nao pude irr.....
    muito legal que tu ta colocando essas palestras aqui! bjbj

    ResponderExcluir
  2. Querido Jun,
    Quero expressar a minha gratidão por seu desprendimento e simplicidade ao propor uma nossa condução ao desconhecido e imaginário
    material. Acredito na sua proposta como modificadora e impulsionadora da ligação do espírito do homem com o espírito do universo.

    ResponderExcluir

Muito Obrigada pelo seu comentário!